Para saber o melhor momento para investir em imóveis, os principais pontos para avaliar são: como está sua atual situação financeira e as condições mercadológicas do setor imobiliário.

Assim é necessário ficar atento a alguns fatores como o reaquecimento da economia; queda das taxas de juros (principalmente da Selic); seus objetivos de longo prazo; histórico de investimentos; motivos da compra; tipos de financiamento; entre outros.

Por ser um dos poucos setores que não sofre grande impactos, afinal a necessidade de moradia é algo constante, o mercado imobiliário é sólido e considerado um investimento seguro.

Mesmo em momentos de economia instável, para garantir o fluxo de vendas, as condições de pagamento e financiamento geralmente são facilitadas. Além disso, o imóvel é um tipo de bem que se corrige a longo prazo em preço, levando em consideração a relação com a inflação, e manutenção de geração de renda.

Agora, falando sobre o atual momento, as perspectivas para 2023 são boas. Com projeções de crescimento, disponibilidade de crédito e taxas acessíveis de juros, a previsão é que haja um aquecimento do mercado imobiliário. O que indica ser um momento bom para investir.

O cenário também fica favorável, considerando que desde agosto deste ano, houve a valorização real dos imóveis acima da inflação, associada à alta demanda, queda da oferta e com as atualizações de preço previstas para o início do próximo ano.

Outros fatores que contribuem são a previsão do crescimento do PIB acima de 2,5% em 2022, a inflação controlada e o INCC – Índice Nacional da Construção Civil – no menor índice dos últimos três anos.

Para você que deseja e está considerando investir em um imóvel, separamos algumas recomendações como:

  • Comprar um apartamento na planta e garantir vantagens como tabela de preços menor, maior facilidade no financiamento, número de parcelas, taxas de juros e valorização do imóvel na planta de até 30% na entrega das chaves;
  • Priorizar a qualidade da localização do imóvel, o que além de conforto, garante uma grande procura para aluguel e influencia em sua valorização;
  • Cuidar para que a prestação do financiamento não comprometa mais de 30% da renda familiar;
  • Fazer simulações e avaliar diferentes opções de financiamento antes de fechar contrato;
  • Saber que dependendo do banco e tipo de financiamento, o prazo do financiamento gira em torno de 25 a 35 anos;
  • Junto ao corretor de imóveis encontrar o melhor investimento para o seu objetivo;
  • Pagar à vista mais da metade do valor de compra do imóvel e financiar a outra parte pode ser uma opção mais assertiva.

Agora que você já tem uma noção das variáveis que influenciam no melhor momento para investir em um imóvel, conheça os empreendimentos de alto padrão da Constrentin, com excelente localização e condições no litoral paranaense, em Matinhos.

Avenida Cândido de Abreu, 70, sala 706 - Edifício Corporate Centro Cívico - Centro Cívico - Curitiba - Paraná - CEP 80530-000 | © 2022 CONSTRENTIN, todos os direitos reservados. Gerenciado por:  ProgeTI - Logo